LIFAN MOTORS

Lifan no Brasil

Em outubro de 2012 a LIFAN MOTORS assumiu a operação de sua marca no Brasil, cujos veículos eram até então importados e comercializados por um representante.

Com o estabelecimento da sede da empresa em uma nova estrutura administrativa em Salto, no interior de São Paulo – e com a operação da unidade fabril localizada na cidade de San José, no Uruguai – a empresa passou por completa reestruturação em todos os níveis.

Ela se preparou a partir daquele momento para o lançamento nacional do SUV X60 no primeiro semestre de 2013, e de dois novos produtos – o minitruck FOISON e o sedã compacto 530, que chegaram ao mercado em meados de 2014. O primeiro passo foi dado na unidade fabril localizada no Uruguai, onde a LIFAN MOTORS fez investimentos de U$ 55 milhões para adequá-la às necessidades estabelecidas pelas metas da empresa e pelas regras exigidas pelas leis brasileiras e do Uruguai.

Além da completa reformulação da linha existente, novos sistemas de controle para garantir a qualidade da montagem e dos produtos foram implantados, além dos ajustes para ampliação da capacidade de produção. A fábrica da LIFAN MOTORS no Uruguai tem hoje capacidade para produzir até 20 mil unidades em dois turnos de trabalho e abastece os mercados do Brasil, Uruguai, Argentina e Venezuela.

O lançamento do LIFAN X60, em maio de 2013, marcou decisivamente o início da mudança da imagem da empresa, o que foi amplamente reconhecido pela imprensa brasileira e refletiu-se rapidamente no sucesso das vendas do SUV X60. Isso impulsionou a ampliação da rede de concessionárias da marca em todo o Brasil e os novos lançamentos permitem à empresa projetar que até o final de 2014 estejam operando cerca de 80 concessionárias nas principais cidades do País.

A inauguração do Centro de Distribuição de Peças da LIFAN MOTORS, em novembro de 2013, localizado junto à sede da empresa, permitiu que a área de pós-vendas, vital para o sucesso da marca no Brasil, pudesse estabelecer e alcançar o nível de 92% de atendimento de peças e serviços, o que reflete a satisfação dos clientes da LIFAN MOTORS e a percepção da imprensa sobre a marca.

O lançamento do primeiro veículo comercial da LIFAN, o minitruck FOISON, que aconteceu em julho de 2014, e o lançamento do 530 em setembro do mesmo ano, estabelecem mais dois passos dados pela LIFAN MOTORS no Brasil para construir sua base sólida, o que lhe permite enxergar longe e estabelecer suas metas para um duradouro e promissor caminho no Brasil, sem dúvida hoje um dos mercados mais competitivos do mundo e com maior potencial de crescimento.

A Lifan

A Lifan Holding é um conglomerado de empresas fabricantes de motores para uso geral, motocicletas e automóveis, além de companhias de investimentos nos segmentos financeiro e imobiliário. A LIFAN tem mais de 16 mil funcionários e foi eleita pela 11ª vez em 2016 uma das 500 maiores empresas da China.

Com sede em Chongqing, uma das maiores províncias da China bem no centro do País, a LIFAN é a primeira empresa financeira privada daquela província e também a primeira empresa privada fabricante de veículos de passeio que abriu seu capital no mercado de capitais chinês.

Sua vocação para a pesquisa e o desenvolvimento científico a tornaram uma das empresas que melhor representam a força da moderna economia chinesa. Este trabalho de pesquisa tornou a Lifan também uma das maiores detentoras de patentes industriais da China e também a maior empresa exportadora da província.

Linha do tempo

1992 - Inícios de suas atividades

1994 -  Surgi o primeiro motor de motocicleta Lifan

1998 -  A Lifan iniciou operações internacionais de exportação

2000 -  O futebol surge na vida da Lifan

2001 -  As motocicletas Lifan ganham destaque na Ásia

2003 -  A Lifan começa a exportar para a Europa

2006 -  Apenas em 2006, surge o primeiro carro Lifan

2010 -  O ano é marcado pela abertura de capital da Lifan, com ações na Bolsa de Shangai

2011 -  Surge o SUV global da Lifan, o X60

2012 -  A Lifan estabelece uma subsidiária no Brasil

2013 -  O braço financeiro da Lifan é criado

2014 -  A empresa decide estabelecer uma nova fábrica de automóveis na Rússia

2015 - A estratégia I-Blue para veículos elétricos é apresentada